Em Penha, um exemplo de amor à terra e simplicidade vem inspirando a comunidade. O senhor Vagner Mafra, de 87 anos, cultiva há 40 anos uma horta orgânica que se tornou referência no bairro e motivo de orgulho para quem o conhece.
Seu Vagner contou que o gosto pela roça vem de família. “Meu avô e meu pai já viviam da terra. Foi com eles que aprendi a plantar e cuidar das plantas”, relembra com carinho.
Antes de se dedicar à horta, ele teve uma vida de muito trabalho. Foi pescador, motorista e mestre de maré. Após se aposentar, decidiu transformar o quintal em um verdadeiro oásis verde. “A horta é o que me distrai. Eu venho aqui todos os dias, converso com as plantas e vejo elas crescerem. É uma alegria”, conta sorrindo.
Na horta, há de tudo um pouco: aipim, banana, alface, milho, cana, couve e várias outras frutas e verduras. Quando a colheita é farta, ele vende uma parte, doa para os vizinhos e até para escolas da comunidade.
“Não faço por dinheiro, faço por amor. Ver a terra dar fruto é a melhor recompensa”, resume o agricultor que, aos 87 anos, segue ativo e cheio de energia.