A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil provocou estragos em diversas regiões e deixou o mar extremamente agitado no litoral de Santa Catarina. Em Penha, os pescadores artesanais viveram horas de apreensão e trabalho intenso para evitar que suas embarcações fossem destruídas.
Quer receber notícias em primeira mão?
Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as novidades direto no seu celular.
Entrar no GrupoCom a maré alta, ventos fortes e ondas violentas, algumas embarcações começaram a ser arrastadas. Uma delas encalhou na faixa de areia da praia. Outra foi levada pela força do vento e das ondas, bateu contra as pedras e também ficou encalhada. Ao todo, três embarcações precisaram ser desencalhadas.
Para evitar prejuízos maiores, pescadores se uniram em uma força-tarefa. Com o apoio de máquina, e da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, as embarcações foram levadas para áreas seguras. O trabalho durou aproximadamente 10 horas.
O secretário de Agricultura e Pesca, João Plácido, acompanhou toda a ação e destacou o empenho da equipe:
— Foi um trabalho cansativo. Fizemos o possível para amenizar os prejuízos aos nossos pescadores. Agradeço a todos que se prontificaram em ajudar naquelas condições e que Deus continue protegendo a todos.
Apesar dos esforços, alguns danos materiais foram registrados.